O que são emails transacionais?
Os emails transacionais são quaisquer emails enviados à contatos ou usuários, como por exemplo, emails de confirmação de cadastro, compra, boletos, notas fiscais, avisos a alunos, etc. ou para outros fins onde a entrega do conteúdo é fundamental. Diferente de email marketing, os emails transacionais devem ter a maior parte dos seus conteúdos dedicados à entregar a informação solicitada pelo destinatário.
Posso enviar newsletter e boletins para meus clientes?
Sim! O serviço de SMTP dedicado é ideal para você enviar comunicados, newsletters ou boletins para sua base de clientes. Mas lembre-se de que os contatos para onde está enviando devem ter aceito receber suas mensagens (opt-in).
Posso enviar email marketing ou propagandas usando o SMTP?
Sim. Autorizamos email marketing em nossos servidores, desde que nossa política anti-SPAM e nossos Termos de Uso sejam respeitados.
Fiz o cadastro, e agora?
Após realizar o cadastro para abertura de conta, basta aguardar a verificação e confirmação dos dados. Nossa equipe vai entrar em contato e, quando a conta for ativada, vai fornecer via email todos os dados de acesso e instruções de uso do serviço.
xMailer é uma plataforma de email marketing?
Não, a xMailer é um serviço de SMTP dedicado, onde você contrata e configura na sua própria aplicação ou script de envios. Ou seja, fornecemos as credenciais SMTP (servidor, porta, usuário, senha) para você configurar em sua aplicação ou script e realizar os envios. A xMailer não fornece nem recomenda aplicativos para envio, isso é responsabilidade do cliente (contratante).
Como funciona a velocidade de envios por hora?
Cada plano possui uma velocidade limite de envios por hora, seja 3000, 6000, 8000, etc. Isso quer dizer que você poderá enviar um volume de emails dentro dessa velocidade contratada. Se por exemplo, você contratar o plano SMTP I, que permite enviar 3000 emails por hora, e disparar 3600 emails de uma só vez, os 600 excedentes serão colocados em fila e processados na próxima hora. Isso porque o servidor possui uma tolerância de 20% para emails excedentes. Porém, se você enviar um volume maior que 20%, ou neste exemplo do plano SMTP I, você disparar 5000 emails de uma só vez, então os excedentes, acima de 20%, serão descartados automaticamente pelo servidor, lhe devolvendo uma mensagem de erro.
Por isso é importante saber qual é o volume de emails que enviará por hora, para então contratar o plano mais adequado para seus envios.
Posso enviar emails com qualquer domínio?
Você pode enviar emails com o número de domínios permitido em seu plano contratado. Os domínios devem ser da sua empresa e deverão ser previamente validados e confirmados (com validação SPF, DKIM e DMARC), antes de serem liberados para uso como remetente. Ao enviar com um domínio não autorizado, as mensagens serão automaticamente descartadas com erro e não chegarão aos destinatários. Lembrando que o número de domínios permitidos para envio varia de acordo com o plano contratado.
Posso enviar com vários remetentes?
Sim. Mesmo que você tenha contratado um plano com somente uma conta de autenticação, você pode sim enviar emails usando outros remetentes, contanto que sejam emails válidos existentes em seu domínio, no seu provedor atual (isso porque, por medida de segurança, os remetentes são validados antes dos envios). Desta forma, você pode enviar emails a partir de financeiro@seudomínio, nfe@seudominio, etc.
O que são remetentes ilimitados?
Em todos os planos, você pode enviar emails com remetentes ilimitados, @seudominio.com.br (domínio que for validado), usando uma única conta de autenticação SMTP. Desta forma, você pode enviar emails a partir de financeiro@seudomínio, nfe@seudominio, etc., de forma automática, apenas informando o remetente no campo From/De, da sua aplicação.
Posso ter quantas contas de autenticação SMTP?
Você pode enviar emails com remetentes ilimitados, bastando informar o remetente desejado no campo From/De, da sua aplicação. As contas de autenticação são para você configurar em seu software, servidor ou aplicação, caso queira distinguir os envios e/ou filtrar no painel de relatórios. Lenbrando que, o número de contas de autenticação, depende do plano contratado.
Já tenho meus emails funcionando em outro provedor. Precisarei mudar de hospedagem?
Não, a utilização do nosso SMTP não influencia nem afeta o funcionamento dos seus emails já existentes. Você não precisará mudar nada no seu provedor e pode continuar a utilizar normalmente seus emails atuais. O nosso SMTP funcionará em paralelo para você realizar seus envios transacionais, sem usar os limites do seu provedor atual.
Preciso registrar um novo domínio só para o SMTP dedicado?
Não é necessário, você pode usar seu domínio já existente, sem que interfira no seu site ou nos emails atuais que você já usa, em seu provedor. O nosso SMTP funcionará em paralelo para você realizar seus envios transacionais, com uma ou mais contas de envio que você escolher.
O que significa "validar o meu domínio"?
Por questões de segurança, precisamos confirmar a propridade do seu domínio, isto é, se ele é seu / da sua empresa realmente. Por isso fornecemos 3 entradas DNS para serem inseridas no seu domínio, para que seja feita a validação do mesmo. Essas entradas são a SPF, DKIM e DMARC. Essas entradas irão realizar a autenticação dos seus envios, maximizando a taxa de entregas e reduzindo a rejeição das suas mensagens. Sem as entradas DNS é provável que suas mensagens sejam filtradas diretamente como lixo eletrônico/spam ou mesmo sejam rejeitadas.
O DKIM melhorará a entrega de emails?
Isso dependerá dos servidores responsáveis por verificar as mensagens de email, ou seja, os servidores dos destinatários das suas mensagens. Se uma mensagem de email for assinada usando uma assinatura DKIM e o servidor remoto (do destinatário) fizer a correta verificação/validação da chave, as chances das mensagens não serem rejeitadas aumentará, claro que levando em conta que o seu remetente/domínio apresente boa reputação de envios. A tecnologia DKIM (DomainKeys Identified Mail) permite que os destinatários certifiquem as mensagens de email recebidas. Explicando de forma simples, essa é uma maneira de confirmar o domínio do remetente por meio de uma assinatura criptografada.
O que é SPF?
SPF é a abreviação de “Sender Policy Framework”, que é um sistema que evita que outros servidores enviem emails não autorizados em nome de seu domínio. O SPF é configurado por meio de uma entrada TXT adicionada na tabela de DNS de seu domínio, onde o nosso servidor é informado para ter autorização de envio de emails, utilizando o seu domínio. É importante salientar que isso não influencia nos seus emails ou sem seu funcionamento.
Assim, quando um email é recebido, o servidor do destinatário faz uma verificação de SPF, ou seja, checando se o servidor que esta enviando a mensagem tem a autorização de uso do domínio. Caso o servidor não tenha, o email pode ser filtrado como SPAM ou mesmo rejeitado.
Como faço os envios?
Os envios são realizados pela sua aplicação de email, script ou software, configurando as credenciais SMTP fornecidas pela xMailer. Após a sua conta ser ativada, você receberá os dados de autenticação SMTP, sendo uma conta SMTP com email/usuário, senha e servidor para conexão. As informações como porta e tipo de autenticação também são fornecidas. A xMailer não fornece software, ou script para composição de mensagens e envio de emails, etc., ficando isso sob a responsabilidade do contratante.
Quais os softwares/clientes de email compatíveis?
Qualquer software ou cliente de email que tenha suporte a autenticação SMTP é compatível com o xMailer, como por exemplo Microsoft Outlook, Mac Mail, Windows Live Mail, Opera Mail, entre outros.
Caso você não tenha nenhum software para realizar os seus envios e precisa de uma solução profissional, que gerencie as suas campanhas e disparos, recomendamos o Mandou (https://www.mandou.com.br), que é nacional e oferece ótimos recursos para envios, sendo totalmente compatível com o nosso SMTP.
Meu sistema não tem suporte a SMTP. O que fazer?
Mesmo que seu sistema ou aplicação não suporte o protocolo SMTP nativamente, você pode enviar suas mensagens usando nossas APIs HTTP ou JSON.
Qual é a velocidade de envio das mensagens?
Isso vai depender do plano contratado. Nossos planos são formatados com diferentes velocidades de envios por hora. Ex: O plano LITE, lhe permite enviar até 1000 emails por hora, já o plano TURBO, permite enviar a uma velocidade de até 15.000 emails por hora.
Quantas conexões simultâneas minha aplicação ou script pode realizar ao servidor da xMailer?
Sua aplicação, script ou software de envio, pode realizar até 20 conexões simultâneas, por endereço ip, ao nosso SMTP, nos planos padrão. Esse número pode ser modificado, em planos personalizados.
O que são conexões simultâneas?
Conexões simultâneas referem-se ao número de sessões que podem ser abertas ao mesmo tempo a partir do seu endereço IP para o servidor. Por exemplo, se você tiver várias aplicações ou dispositivos tentando enviar e-mails ao mesmo tempo, cada um deles usará uma conexão separada.
Após realizar o pagamento, em quanto tempo a minha conta será ativada?
Após a confirmação de pagamento (Cartão de crédito, PIX e Paypal tem aprovação instantânea e Boleto Bancário, 1 dia útil) e realizar a validação do seu domínio, a sua conta será ativada em até 1h, dentro do horário comercial (e 12h, fora do horário comercial, finais de semana e feriados). Após a ativação ocorrer, você receberá os dados de autenticação SMTP e dados de acesso ao painel de controle, em seu email de cadastro.
Quais as formas de pagamento aceitas?
A xMailer aceita pagamentos por PIX, boleto bancário, Paypal e cartões de crédito Visa, Mastercard, Elo, Hipercard e American Express.
Como a fatura é enviada?
As faturas mensais são enviadas no dia 1 de cada mês, para o(s) endereço(s) de email(s) cadastrado(s) na conta do cliente. A xMailer não envia faturas por correios, apenas por email.
Quando devo realizar os pagamentos?
Oferecemos opções para pagamentos mensais ou anuais, de acordo com a necessidade do cliente. Para pagamentos mensais, os vencimentos ocorrem em um dia específico, todos os meses. Para anuais, os vencimentos ocorrem uma vez por ano.
É cobrada multa por cancelamento?
Não, os planos tem renovação mensal e você pode solicitar o cancelamento quando desejar, sem fidelidade ou multas.
Quais as formas de atendimento?
O atendimento ao cliente é feito através de vários canais: Telefone (segunda à sexta, das 8h às 18h), Tickets de suporte (diariamente, das 8h às 22h), Chat ao vivo (segunda à sexta, das 8h às 18h) e WhatsApp (esse, apenas para planos especiais que forneçam essa modalidade de atendimento, diariamente das 8h às 22h).
O que é PIN de atendimento?
O PIN de atendimento identifica você como titular da sua conta. É um método de autenticação de segurança adicional, para garantir que o atendimento está sendo prestado para a sua empresa.
O PIN de atendimento fica localizado no seu painel de cliente, na parte superior do painel, de forma clara e prática.
Se você ligar para o número da nossa central de atendimento, nós solicitaremos o PIN de atendimento e faremos a confirmação dele. Fornecendo o PIN de suporte, você terá acesso a mais informações e dados da sua conta.
O PIN de atendimento é atualizado, de forma automática, uma vez por semana, para garantir uma segurança ainda maior para você.
A xMailer ajuda na configuração da conta SMTP
Sim, o nosso time de especialistas vai lhe auxiliar desde a confirmação do seu domínio até a configuração de sua conta SMTP, em sua aplicação, se for necessário.
Como acesso o painel de relatórios?
O endereço de acesso do painel de relatórios é fornecido junto com as demais informações da sua conta, no email de "boas-vindas". Caso não tenha os dados, solicite ao suporte técnico para que seja feito o reenvio
O que posso acompanhar no painel de relatórios?
O painel de relatórios permite acompanhar todos seus envios realizados, status dos envios, análise de bounces, além de mostrar os limites do seu plano. Você pode consultar direto na tela ou exportar os dados do relatório em CSV. O painel não exibe abertura de emails ou cliques, para esse tipo de rastreamento o cliente deverá usar uma ferramenta de analytics de sua preferência ou sua própria aplicação.
Posso exportar os dados no painel?
Sim, você pode exportar em CSV os relatórios de envios em seu painel, além de visualizar as informações na tela.